terça-feira, 17 de abril de 2012

I Sarau do M.B.F.

      Procurando demonstrar a cultura e arte na escola, os alunos do 2º ano de ensino médio da escola Marcos Freire, estarão realizando o I Sarau Poético do M.B.F. Este, sendo o primeiro, servirá como experiencia e incentivo para a realização de outros eventos culturais na entidade.

Credito: Cleiton Henrique

As 10 melhores dicas para uma boa redação


1) Leia o máximo que puder. A leitura fortalece o seu banco de informações, ajuda a ter grandes idéias para elaborar uma ótima redação e argumentar de forma concisa sobre o tema proposto.
Recomendação: Leia Jornais e Revistas atuais.

2) Cuidado com a escrita. Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muito curtos. Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos. NÃO FUJA TOTALMENTE DO TEMA!

3) Conheça o modelo de redação. Procure conhecer os temas abordados nos anos anteriores e como treinamento elabore redações para alguns desses temas. Se possível peça ajuda de um professor para fazer as correções e apontar idéias para melhoria do seu texto.

4) Entenda o tema proposto. Na hora da prova, leia com muita atenção a proposta de redação, procurando entender o que dizem os textos, pois eles não podem ser ignorados no desenvolvimento de sua dissertação. Apresente e discuta fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.

5) Tenha uma postura adequada na hora de escrever. Utilize a língua escrita culta, evite usar gírias. A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.

6) Seja coerente. Desenvolva seu texto com coerência e de forma bem articulada. Esses dois aspectos também serão avaliados.

7) Coloque-se na situação do tema. Isso fará com que você tenha mais idéias para fazer uma boa argumentação. Lembre-se que são esses detalhes que fazem toda diferença!

8) Faça antes um rascunho. Antes de passar seu texto a limpo revise-o para evitar erros ortográficos. Coloque-se no lugar do examinador e pegunte a si mesmo se o seu texto foi escrito com clareza e se foi bem argumentado.

9) Apresente uma solução para o problema. Não se esqueça de incluir em seu projeto de texto uma proposta de solução para o problema tratado.

10) Cuidados com a finalização do seu texto. Independente do vestibular (Fuvest, Enem, etc.) escreva no mínimo 20 linhas e com letra legível.