terça-feira, 24 de dezembro de 2013

E.e. Marcos Freire alerta aos pais e/ou responsáveis, sobre o calendário escolar 2013, que ainda não se encerrou! Tal calendário fora divulgado logo após a greve dos servidores da educação.
O que está ocorrendo é que alguns pais estão procurando a Escola Marcos Freire no intuito de acelerar o período avaliativo, para que seus filhos possam viajar, alegando que "já estão com passagem comprada". Porém, pouquíssimos pais vieram até a Escola para saberem sobre o encerramento do ano letivo! As datas estão todas definidas, ou seja, a Escola não determinou datas para desfavorecer pais e alunos, pelo contrário, apenas cumprimos o que fora estabelecido pela Secretaria de Estado da Educação, para que não haja dano ao aprendizado de nossos estudantes!
Portanto, a Escola não é responsável por adiamentos de viagens, assunto este que os próprios pais poderiam ter se precavido para que não houvessem conflitos de datas!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Projeto Sétima Arte na Escola Marcos Freire

Introdução:

A escola necessita acompanhar o desenvolvimento e interesse do aluno, muitas vezes o aluno está à frente das atividades propostas pela escola, sua vivência, existe a necessidade de fazer com que o aluno frequente no dia a dia, seja mais oportuno, e motivador.
O cinema como instrumento didático pedagógico, é um elemento que poderá potencializar e contribuir com o fazer de uma educação moderna e inovadora. A facilidade com que o aluno utiliza câmeras fotográficas, celulares para reproduzir vídeos é algo que pode ser canalizado para a escola.

Apresentação:
As aulas de cinema e fotografia são teóricas e práticas, todas oferecem ao aluno contato direto com os equipamentos, onde o mesmo trabalha diretamente na operação de câmeras, máquinas e equipamentos de iluminação.

Coordenação do Projeto: Professor Raimundo Melo

Conteúdo das aulas:
Roteiro;
Direção;
Interpretação para o cinema;
Produção;
Fotografia;
Direção de arte;
Montagem;
Captação de som para cinema.

Texto extraído do Projeto Sétima Arte, de autoria do Professor Raimundo Melo.









Passeio no Cine Rio com os alunos do M.B.F.

Bem galera, a primeira etapa da programação do Dia das Crianças da Escola Marcos Freire já foi cumprida...
Foi no Cine Rio!!! Um passeio maravilhoso com nossos alunos dos turnos manhã e tarde. O filme assistido foi: Tá chovendo hambúrguer 2, dava pra perceber nos gestos e olhares dos nossos alunos, a felicidade que os envolvia...
Agradecemos á eles... Nossos maravilhosos alunos, que mantiveram o comportamento impecável durante todo o evento. E informamos ainda, que este é apenas o primeiro de muitos eventos que serão desenvolvidos na busca do complemento educacional de qualidade motivando-os sempre, através de ações educacionais onde o maior beneficiado será você, aluno.
A Escola Marcos Freire não poderia deixar de agradecer, também, aos professores que organizaram esse evento, aqueles que acompanharam nossos alunos e a Equipe da Rádio Jovem M.B.F. que, como sempre, está disposta á colaborar com os eventos realizados por esta Instituição. 
Muito Obrigado!!!

Parabéns Diretores da E.e. Marcos Freire!!!

Hoje é mais um dia do ano,
mais um dia que está passando.
Hoje deixará de ser somente mais um dia,
pois nele eu reconheço o seu trabalho,
seu esforço em tornar a nossa escola cada
vez melhor.

Hoje eu tenho a oportunidade de te parabenizar,
com respeito e carinho.

Parabéns por este dia!
Dia do diretor da escola.


Concurso de redação do DETRAN premia alunos da Capital

Aconteceu na quarta-feira, da semana passada,16 de outubro, na Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa, a entrega da premiação do Concurso de Redação do Programa Livro–Carta Mural, realizado pelo DETRAN-RO na capital.

O tema foi o mesmo da Semana Nacional de Trânsito 2013: Álcool, outras drogas e a Segurança no Trânsito. Efeitos, Responsabilidades e Escolhas. O objetivo da ação é instigar os estudantes do ensino médio à reflexão, na perspectiva da prevenção dos acidentes, sobre os problemas que o álcool e outras drogas trazem aos usuários do trânsito.

Os critérios de avaliação foram as mesmas competências exigidas pelo ENEM: domínio da norma padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicar conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Foram mais de dois mil alunos da rede estadual inscritos. Cerca de vinte e três escolas participantes, superando todas as expectativas.

E.e. Marcos Freire teve como vencedora a aluna Jarina Andrade, que recebeu uma bicicleta como premiação por seu desempenho no concurso.


2013: O ano das alegrias!!!
O ano de 2013 com certeza ficará na memória de nossos alunos... A Escola Marcos Freire com o apoio de professores e alunos da Instituição se empenhou em realizar os melhores eventos da Escola. E há muito tempo não víamos tanta empolgação e alegrias na realização deles.
A realidade é que ainda não há confiança, por parte da maioria dos professores e alunos da Escola, nos trabalhos desenvolvidos por aqui... Quem trabalha e participa é porque acredita no potencial dos que aqui estão!!!
Não podemos negar que, ainda, precisamos de apoio, conscientização por parte da Comunidade Escolar no geral.
Este ano, a Equipe de Educadores e estudantes que se empenharam nos últimos eventos, mostraram que com esforço, podemos, sim, transformar a situação de nossa Escola... E vai daqui para melhor!
Um dos eventos que mais chamou atenção foi a Gincana em alusão ao Dia das Crianças. A garra e determinação das equipes contagiou até mesmo aqueles que não tinham a intenção de se envolverem. Enfim, foi um sucesso...
Esperamos sinceramente que, após tantas alegrias e demonstrações de sucesso, possamos sempre crescer! Juntos...