domingo, 15 de janeiro de 2012

Primeiro Centenário da Madeira-Mamoré




Créditos: 【S.RÏVER】

INSCRIÇÕES PARA O PROUNI JÁ ESTÃO ABERTAS

Brasília – A partir de hoje (14), estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) já podem efetuar a inscrição pela internet. O processo segue até quinta-feira (19). Para o primeiro semestre de 2012, serão disponibilizadas 195 mil bolsas sendo 98 mil integrais e 96 mil parciais, que custeiam 50% da mensalidade.



Podem participar do ProUni estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola particular. O benefício integral é destinado àqueles com renda familiar per capitamensal de até 1,5 salário mínimo. Já as bolsas parciais podem ser pleiteadas por quem tem renda familiar per capitade até três salários mínimos. Para disputar uma vaga também é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e alcançado pelo menos 400 pontos na média das provas objetivas e não ter zerado a redação.



No momento da inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de curso. A lista dos aprovadas em primeira chamada está prevista para 22 de janeiro. Os selecionados deverão comparecer à instituição de ensino onde conseguiram a bolsa no período de 23 de janeiro a 1° de fevereiro para apresentar a documentação necessária e providenciar a matrícula.



Após esse processo de confirmação será divulgada uma segunda chamada no dia 7 de fevereiro. Ao fim das duas chamadas o sistema vai gerar uma lista de espera para preencher as bolsas remanescentes. Os interessados em participar dessa lista deverão fazer o pedido no próprio sitedo ProUni entre 22 e 24 de fevereiro.

Créditos: Amanda Cieglinski

GOVERNO INICIA ANO LETIVO COM CAMPANHA AMBIENTAL

No início do ano letivo, técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) irão começar a divulgar a campanha de combate às queimadas nas escolas públicas do Estado de Rondônia. O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc).
“A escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis”, explicou Francinete Avelar, coordenadora de Educação Ambiental da Sedam.

Segundo ela, serão organizados nas instituições de ensino os Grupos de Educadores Ambientais Voluntários para serem multiplicadores das ações de meio ambiente. A ideia é trabalhar a transversalidade ambiental nas escolas como forma de disseminar princípios e práticas de educação e controle ambiental, a partir de uma sensibilização e conscientização tanto do poder público quanto da população com vistas à melhoria da qualidade de vida em todos os aspectos.

O Grupo de Educadores Ambientais Voluntários tem por objetivo promover a educação ambiental, através da sensibilização, conscientização e formação de hábitos que garantam a preservação e conservação ambiental. Estes grupos são formados por voluntários de vários órgãos e entidades civis ou públicas que se unem para promover ações de educação ambiental. Os temas abordados pelos voluntários variam de acordo com a necessidade local.

A educação ambiental nas escolas tem o propósito de atingir todos os cidadãos, através de uma forma pedagógica participativa e permanente que procura sensibilizar e conscientizar às questões ambientais para agir de forma sustentável com vistas à manutenção do equilíbrio ecológico e melhoria da qualidade de vida da população.

Créditos:decom

VOLTA ÀS AULAS COM BANDA LARGA OI

Em época de retorno à escola, a Oi lança campanha para promover o Oi Velox a partir de R$ 39,90, com modem grátis. Quem assinar o serviço garante banda larga para os filhos na volta às aulas, além de ter tranquilidade para acessar emails, redes sociais, ver vídeos e ouvir músicas na internet.

Para apresentar a oferta, a NBS desenvolveu o filme “Prédio”, de 30 segundos, que mostra um apresentador falando sobre as qualidades da banda larga da Oi e como os clientes podem utilizá-la. Ao fundo, vemos um menino acessando o computador em uma escrivaninha. Com Oi Velox, as crianças e jovens terão ainda mais tranquilidade para estudar, fazer trabalhos escolares e pesquisas na internet.
Para adquirir o serviço ligue             0800 031 0001       ou acesse www.oi.com.br/oivelox.


Creditos: comunicação oi

POSSE DOS DIRETORES E VICE-DIRETORES ELEITOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizará cerimônia de posse dos 142 diretores e vice-diretores eleitos nas escolas da rede estadual de ensino de Porto Velho. O evento acontecerá na segunda-feira (16), às 16 horas, no auditório do Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho – ULBRA, situado na Av. João Goulart, 666, Bairro Mato Grosso. A sociedade local, professores e estudantes são aguardados para prestigiarem o ato que simbolizará o ápice da democracia nas escolas estaduais.


A eleição para as direções das escolas estaduais é um marco na história da administração pública no Estado e uma conquista histórica para a educação em Rondônia.

Creditos: decom

sábado, 14 de janeiro de 2012

JOVEM TALENTO: ADOLESCENTE DA ZONA LESTE É DESTAQUE NACIONAL EM OLIMPÍADA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA




A Escola Marcelo Cândia, da Zona Leste de Porto Velho, tem um histórico interessante de revelar talentos, desta vez foi do aluno Weslei Rodrigo Oliveira, 17 anos, filho de família simples que mora num sítio, foi classificado entre os 4 melhores do Brasil, entre 900 mil estudantes, durante a XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada em São Paulo.



Esta história foi contada hoje, pela manhã, durante uma conversa que tivemos no Mercado Cultural, centro da Capital, em companhia dos professores Moura Fé e Francisco de Assis, com a participação de Júnior Lustosa, coordenador do programa Boas Ideias do Governo de Rondônia.



Mesmo com a timidez o jovem falou de sua rica experiência de participar de um evento tão importante para o conhecimento científico. A Olimpíada aconteceu dia 13 de maio de 2011, com todos os alunos. Para a segunda etapa se classificaram 61 alunos, sendo um do Colégio Dom Bosco e ele do Colégio Marcelo Cândia.



Os 61 alunos, participaram da VII Jornada Espacial que aconteceu no período de 30/10 a 05 de novembro de 2011, em São Paulo e Weslei Oliveira ficou entre os quatro melhores do Brasil. Como prêmio ganhou um Notebook, uma bolsa para cursar inglês neste ano e terá no final de 2012 a oportunidade de estudar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA ou em outra Universidade de outro país, com especialidade em astronáutica, e finalmente realizar seu sonho de cursar engenharia espacial.









Bom Exemplo



De acordo com os professores Moura Fé e Franscisco de Assis, é fundamental que o poder público e até mesmo gestores da iniciativa privada invistam nos jovens talentos que se destacam na área da ciência, tecnologia e também no esporte, como incentivo aos demais jovens.



Boas notícias, com esta, devem também ser levadas ao conhecimento de toda sociedade, para que sirva de paradigma para tantos outros que ainda estão sendo tragados pelas drogas em nossa sociedade.


Creditos: blogdocelsogomes.wordpress.com




terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Seduc inicia chamada escolar 2012

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) dá início à chamada escolar para assegurar o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas da rede pública de ensino.
O período para o atendimento dos pais ou responsáveis será entre os dias 10 e 13 deste mês, nas escolas pólo, no horário das 08 horas às 17 horas. Nestas escolas estarão montadas estruturas com recenseadores para atender a todos, prestando esclarecimento sobre todos os procedimentos para garantia da matrícula dos alunos.
O secretário de educação, Júlio Olivar enfatiza que a meta do Governo é atender da melhor forma possível a todos os pais e estudantes e que não serão medidos esforços por parte da Seduc para que seja dado acesso as vagas na rede estadual de ensino para quem pretender estudar.
“A busca de pais e alunos por vagas nas escolas públicas é muito grande. Apesar do grande número de vagas ociosas tanto em escolas estaduais como municipais muitos pais querem ver os filhos estudando em escolas tradicionais, e para isso aguardam em listas de espera pela desistência de algum aluno remanejado. Por isso é importante todos comparecerem a chamada escolar”, disse.
A gerente da Gerência de Apoio, Controle e Avaliação (GACA/Seduc) professora Ceiça Pinheiro, reforça que todos interessados devem dirigir-se as escolas pólos para o atendimento nas datas indicadas, portando a certidão de nascimento do estudante, um comprovante de residência atualizado, a carteira de identidade do pai ou do responsável, procuração no caso de representante legal, o comprovante de escolaridade para aqueles oriundos da rede municipal ou de outros municípios e ainda o histórico
escolar ou declaração que informe o ano/série de estudo.
“A chamada escolar é muito fundamental, pois é neste momento que os interessados podem apresentar a documentação dos estudantes e será feita a verificação.



Creditos: O OBSERVADOR